Vamos
analisar esse texto em duas partes:
PRIMEIRA
PARTE – V.1 - 10
1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.
2 Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.
3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.
4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça;
5 e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada.
6 Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso(ou desonroso, no original grego “indecente”) para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
7 O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.
8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem;
9 além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do Homem.
2 Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.
3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.
4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça;
5 e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada.
6 Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso(ou desonroso, no original grego “indecente”) para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
7 O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.
8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem;
9 além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do Homem.
10 Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a
cabeça um sinal de autoridade(VÉU).
11 No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher.
12 Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.
13 Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?
14 A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido,
15 e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido
foi lhe dado como manto.
16 Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos
esse costume, nem as igrejas de Deus.
Pelo verso 1, há um apelo de Paulo para que os irmãos de
Corinto passem a imitá-lo, ou seja, passe a ter a mesma preocupação de salvar
vidas, de fazer de tudo para não escandalizar ninguém.
TRADIÇÕES – Mesma coisa que Cultura. Paulo sabia o quanto
eles eram apegados a sua cultura judaica.
Socialmente, Paulo nunca quis mudar nada. Nada que fosse
de fora para dentro, nem de cima para baixo, sempre com a preocupação de não
desagradar ninguém. De não causar escândalos.
Veja o último verso de Paulo antes de entrar nesse
assunto:
1 Coríntios 10:33 “Também
eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o
meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos”.
Faz um breve elogio aos irmãos e depois entra no assunto.
Qual é o assunto agora?
É o uso do véu. Não está tratando de sujeição, dominação
nem escravidão. Mas unicamente o uso do véu para as mulheres.
VERSO 3 – O MAIS POLÊMICO
Começaremos pelo verso 3 que é bem polêmico e que dado
margem para dizer que o homem é superior à mulher e sendo assim, lhe deve
obediência e sujeição.
E se nós não atentarmos para todos os detalhes, não
recorrermos para a originalidade das palavras em grego, acabaremos desviando o
que Paulo falou, como foi o caso de um escritor chinês já falecido chamado
Watchman Nee onde ele fala do uso do véu:
“Na igreja, as mulheres devem ser
sujeitas aos homens: “Quero, porém, que
entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e
o cabeça de Cristo é Deus” (1 Co
11.3). Deus estabeleceu(onde?)
que os homens representassem Cristo como autoridade, e as mulheres, a Igreja em
sujeição. Portanto, as mulheres, por causa dos anjos, devem usar um véu (no
grego: autoridade) sobre a cabeça (1 Co 1.10) e devem ficar sujeitas ao marido”.
Vamos agora
analisar com toda cautela e verificarmos se a análise acima está correta ou
não.
“Quero,
porém, que entendam que o cabeça(Kepale) de todo homem é Cristo, e o cabeça(Kepale)
da mulher é o homem, e o cabeça(Kepale) de Cristo é Deus”.
Colossenses 2:19 “Trata-se
de alguém que não está unido à Cabeça(Cristo), a partir da qual todo o corpo,
sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento
dado por Deus”.
De acordo com a Bíblia TW Paulo usa a palavra grega
“Kepale” que significa cabeça, vem “kapto, no sentido de ligar. A cabeça é que
liga. Há uma ligação entre esses elementos.
Paulo não os coloca numa hierarquia, pois senão
ficaria assim:
O cabeça do Homem é Cristo
O cabeça da Mulher é Homem
O cabeça de Cristo é Deus
CRISTO –
HOMEM – DEUS
Paulo deixou a menção de Deus por último. Justamente
para mostrar que não é uma ordem hierárquica.
Além disso, o texto não está falando de autoridade.
Não se trata de autoridade, mas de honra e desonra.
Pois a mulher está ligada ao marido, o marido à
Cristo e este por sua vez, quando esteve na Terra, honrou em tudo à Deus.
Também no verso 8 e 9, Paulo inverte essa ordem ao
dizer que o homem nasce da mulher e tudo vem de Deus.
HOMEM – MULHER – CRISTO
A mulher veio do homem, mas Cristo veio de uma
mulher, sem participação de homem algum.
No nascimento de Jesus, houve a participação apenas
de uma mulher, no caso, Maria.
ORDEM DE PROCEDÊNCIA
Paulo, na verdade colocou-os em ordem de procedência, pois
ele fala no verso 8 que a mulher teve sua origem no homem, ou seja, veio depois
do homem. Manifestou na Terra depois do Homem.
12 Pois, assim como a mulher proveio do
homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.
RELACIONAMENTO DE DEUS E CRISTO
O que precisamos entender é a questão da cabeça, se deve
ou não ficar coberta.
Cristo nunca usou nada na cabeça a fim de glorificar o
Pai. Nem ensinou nada parecido com isso. Ele glorificou, honrou o Pai,
cumprindo seu projeto de Deus aqui na Terra.
RELACIONAMENTO DO HOMEM E CRISTO
Também o homem para se relacionar com Cristo, não precisa
cobrir mais sua cabeça, já que os judeus costumavam usar o quipá ou solidéu, o
que não era uma cobertura, mas uma espécie de touca pequena no centro da
cabeça.
RELACIONAMENTO DO HOMEM E MULHER
Nesse caso, o Apóstolo recomenda que a mulher a fim de
honrar seu marido, cubra a cabeça.
As mulheres judias sempre usaram véu. Na verdade, era um
manto que cobria toda a cabeça e parte do rosto.
Elas nem podiam sair às ruas sem se cobrirem. Mas agora,
com a conversão ao cristianismo, elas entenderam que são livres, que não
precisam mais dessa cobertura. Além do mais, nessa cidade havia mulheres de todo
mundo, de toda região.
MULHERES JUDIAS X MULHERES DA GRÉCIA X MULHERES DE ROMA X
MULHERES DE AFRODITE
Mulheres da Grécia, de Roma, e demais cidades, que
certamente não usavam nenhuma cobertura sobre a cabeça.
Havia um sincretismo cultural, uma mistura de culturas.
Para completar, mulheres que adoravam Afrodite prostituindo seu corpo, também
estavam se convertendo. Passaram então, todas essas mulheres a fazerem parte da
mesma comunidade dirigida por Paulo.
O Cristianismo estava penetrando no meio judaico. Não
podemos esquecer que o Judaísmo é o berço do Cristianismo.
No grego não existe essa palavra VÉU. Usa-se “aKatakalupto”,
que significa “sem o manto ou mantilha”. Na verdade, era uma espécie de um xale
que cobria desde a cabeça e escorria pelas costas.
Véu é KATAKALUPTO.
Então Paulo orienta o homem a não cobrir a cabeça, pois é
uma desonra.
v.4 “Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça
coberta desonra a sua cabeça;
Que cabeça Paulo se refere? A dele mesmo, a sua própria
cabeça. Não está se referindo à Cristo.
v.5 e toda mulher que ora ou profetiza
com a cabeça descoberta desonra a sua
cabeça; pois é como se a tivesse rapada.
No texto original fica assim: “Toda mulher orando ou
profetizando descoberta com a cabeça, desonra a cabeça dela”.
Note que no original está falando de cabeça no sentido
natural, não se referindo ao marido.
Orienta a mulher que agora ela ora e profetiza na Igreja,
que usasse o véu. Sem o véu era como sua cabeça estivesse rapada.
No verso 6, ele deixa bem claro que é uma indecência não
usar véu. No original grego é usada uma palavra que é mais forte e pesada:
“indecente”.
6 Se
a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso(ou desonroso, no original grego “indecente”) para
a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
Esse era o sinal de que era casada, que era uma mulher comprometida. A mulher que não cobria a cabeça era sinal de que não era casada, que não tinha marido, assim não tinha a preocupação de honrar ninguém, pois ela em si já era uma mulher desonrada.
Esse era o sinal de que era casada, que era uma mulher comprometida. A mulher que não cobria a cabeça era sinal de que não era casada, que não tinha marido, assim não tinha a preocupação de honrar ninguém, pois ela em si já era uma mulher desonrada.
Para os judeus era um costume antigo, que representava a
decência das mulheres. Sujeição ao marido.
Aí Paulo argumenta nos versos 7, 8 e 9, quase implorando,
instigando a mulher a não deixar de usar o “bendito do véu”, assim ele apela
para a figura do marido, que continue usando para não criar problema com o
marido em casa.
7 O homem não deve cobrir a cabeça, visto
que ele é imagem e glória(honrar à Deus) de Deus; mas a mulher é glória do
homem.
O Homem traz honra para Deus e a mulher deve honrar o
homem.
8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem;
9 além disso, o homem não foi criado por
causa da mulher, mas a mulher por causa do Homem.
Paulo não queria que houvesse mais confusão. Aliás, aquela
igreja era a própria confusão.
SINAL
DE AUTORIDADE É O VÉU
Autoridade em grego é “exousia”,
segundo da TW é “habilidade” e o Vine diz que pode significar também “licença”,
“permissão”; vem do verbo impessoal “exesti”
“é legal”.
O véu é que trazia legitimidade para a mulher poder orar
ou profetizar na Igreja.
O poder estava no véu. No verso 10, Paulo conclui que o
véu é que traz honra para a mulher, já que está ligada ao marido; que ela deve
usar porque os anjos também usam, fazendo uma alusão aos anjos.
“Mulher use o véu, se não for por você, que seja pelo seu
marido, se não for pelo seu marido que seja por causa dos anjos, mas use o
véu”. Essa era a súplica de Paulo.
O site judaísmo 101”, menciona
que, nas culturas orientais, cobrir a cabeça é um sinal de respeito e se isso
for feito durante a oração, mostra-se respeito por Deus.
Na tradição judaica ao cobrir
o cabelo, a mulher casada faz uma declaração: “Não estou disponível, não estou aberta ao público. Até o meu cabelo, a
parte mais óbvia e visível de mim, não é para os seus olhos”.
Dessa forma, vemos que autoridade
estava no véu. Seu uso é que podia trazer honra para o marido. O poder de
honrar o homem está no uso do véu sobre a cabeça da mulher.
CABELO SOLTO X CABELO PRESO
Segundo a Lei de Moisés, a mulher
suspeita de adultério, era passada por um teste perante o sacerdote a fim de
comprovar se ela traía ou não o marido em secreto. A primeira coisa que ele
fazia era soltar o cabelo dela. Assim, o cabelo preso, com o passar do tempo,
foi tido como algo impuro.
“Depois de colocar a mulher perante o
Senhor, o sacerdote soltará o cabelo dela e porá nas mãos dela a oferta
memorial, a oferta pelo ciúme, enquanto ele mesmo terá em sua mão a água amarga
que traz maldição”.
10 Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade(VÉU).
10 Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade(VÉU).
Não resta dúvida, Paulo recomenda o uso do véu para todas
as mulheres de Corinto, as judias, as sacerdotisas de Afrodite e as não judias.
Paulo queria uma uniformidade a fim de que nenhuma mulher
ficasse apontando para a outra que era de outra cultura ou que tinha uma vida
desonrada. Pois tinha muitas mulheres que não tinham marido. Mas deveriam usar
véu assim mesmo.
Aqui acaba a primeira parte dessa questão do uso do véu,
que era algo bem característico para aquele contexto da Igreja em Corinto.
SEGUNDA
PARTE - V.11-16
Paulo começa dizendo “no Senhor”, “todavia”.....ou seja,
agora vamos ver o outro lado da moeda. Embora a mulher tenha sido criada por
causa do homem, para completar a obra de Deus, ele diz que um depende do outro.
Há uma dependência mútua.
Que antes a mulher veio do homem, ele era a cabeça, a procedência,
mas hoje, o homem é que nasce da mulher. E que os dois provém de Deus. Os dois
estão ligados um ao outro.
Não podemos esquecer que Kepale é cabeça no sentido de
liga, ligado, ligamento.
Verso 11 e 12 Paulo iguala a condição do homem e da
mulher. Tinha ciência do Plano Divino no Éden.
11 No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o
homem independente da mulher.
12 Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher(inclusive Cristo). Mas tudo provém de Deus.
12 Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher(inclusive Cristo). Mas tudo provém de Deus.
HOMEM = MULHER – OS DOIS PERTENCEM A DEUS e
um está ligado ao outro.
Agora Paulo deixa a decisão para a consciência de cada
mulher.
13 Julguem entre vocês mesmos: é apropriado
a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?
CABELO COMPRIDO TRAZ DESONRA PARA O HOMEM
Do mesmo modo para o homem ele apela para a própria
natureza, dizendo que ele deve honrar a si mesmo. O cabelo comprido é
vergonhoso para o homem. Não é natural, não é o padrão de Deus ter o cabelo
cumprido. Veja o verso abaixo:
14 A
própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter
cabelo comprido,
CORTE REDONDO MASCULINO
A lei proibia o corte de cabelo arredondado para os
homens.
Levítico 19:27 "Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba”.
Levítico 19:27 "Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba”.
A GLÓRIA DA MULHER ESTÁ NO CABELO COMPRIDO
Aqui Paulo deixa bem claro que o cabelo cumprido é que
traz glória para a mulher. Está apelando para que as mulheres que tem o cabelo
curto, quase rapado, que deixem crescer o cabelo, que não usem mais esse corte,
pois ele remete a sociedade e a própria igreja a pensar que vocês não mudaram
de vida. A honra e a glória estão no cabelo cumprido.
Mulheres que pertenciam a Afrodite: deixe o cabelo
crescer e ponto final.
15 e que o cabelo comprido é uma glória para
a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.
No original fica assim: “E que, tratando-se da mulher, é
para ela uma glória”.
O cabelo comprido é para a mulher uma glória. A honra
estava agora no cabelo comprido.
Paulo queria dessa forma, igualar a aparência das
mulheres, para que não houvesse acusação pois agora elas faziam parte do ritual
cristão.
16 Mas se alguém quiser fazer polêmica a
esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.
Fazer polêmica significa criar discussão, briga,
contenda.
Ou seja, o uso do véu seria uma recomendação. Se
alguma mulher resistisse e se o marido concordasse, não haveria oposição por
parte de Paulo.
OU TUDO OU NADA
Mas, para aqueles que querem continuar pensando e
ensinando que a mulher deve sujeição ao marido, que ela use o véu também. Caso
contrário seria uma incoerência, uma hipocrisia. Uma manipulação. Não podemos
aplicar apenas um versículo deste capítulo. Ou é tudo ou não é nada.
SUJEIÇÃO + VÉU = TUDO
SEM SUJEIÇÃO/SEM VÉU = NADA
O QUE PRECISAMOS ENTENDER
Que esse episódio é uma peculiaridade da Igreja
Primitiva, não para nossos dias. Senão como ficam as mulheres que não tem
cabelo escorrido pelos ombros e caso os deixem crescer, crescem para cima?
Ficam sem legitimidade para serem usadas pelo Senhor
na Igreja?
E o que é Igreja, são quatro paredes?
ESCÂNDALOS, A GRANDE
PREOCUPAÇÃO DE PAULO
Se for para trazer escândalo, é melhor continuar
usando o véu. Isso para as mulheres judias que usavam por causa do marido. Não
era para afrontar ou desrespeitar os homens.
Paulo começa falando de um costume judeu que foi
introduzido na igreja de Corinto e que todos deviam respeitar.
Para as mulheres gregas, que usem cabelo comprido e
aquelas tinham cabeça rapada, deixe o cabelo crescer, pois dessa forma,
substituí o véu.
Embora Paulo soubesse que não é a comida que comemos que
recomenda nossa alma à Deus, também não é o que colocamos na cabeça ou o que
deixamos de usar na cabeça que nos recomenda à Deus.
Mas que tudo fosse feito para a Glória de Deus, para não
haver escândalos.
O PRINCÍPIO DE DEUS É O
SEGUINTE:
1 Coríntios 10:32 “NÃO SE TORNEM MOTIVO DE TROPEÇO, NEM PARA JUDEUS, NEM PARA
GREGOS, NEM PARA A IGREJA DE DEUS”.
“NÃO CAUSEM
ESCÂNDALOS PARA NINGUÉM”
“FAÇAM TUDO
PARA A GLÓRIA DE DEUS”.
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