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CAPÍTULO 3. AJUDADORA IDÔNEA


Agora vamos analisar a criação da mulher, que é descrita de forma mais detalhada, mais rebuscada. É a passagem mais interessante da Bíblia quando se fala da mulher, pois vai descrever exatamente o sentido que Deus deu ao criá-la no Éden.


“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”.

O primeiro fato que vemos é que a mulher é criada depois do homem e a partir dele, o que trouxe para a maioria das pessoas a ideia que, portanto, a mulher está subordinada ao homem.

FOI CRIADA DEPOIS E A PARTIR DE

Ocorre que o homem foi criado depois da terra e do pó da terra, ou seja, a partir dela(terra)e com o material dela(terra)e nem por isso, Deus  disse que o homem ficaria sujeito à terra. Do mesmo modo, a mulher foi criada depois dele e a partir dele, mas não disse que um ficaria subordinado ao homem.
Muitos glorificam a terra como uma deusa, a Grande Deusa Mãe – Gaia, com quadril grande e seios fartos. Daí vem a ideia de que o homem é subjugado pela terra, já que a mulher é subjugada pelo homem.  Isso foi introduzido pelos pensadores gregos antes de Cristo e que voltou em cena em pleno século XX, a fim de que o mundo venha a se unir para servir a Deusa Gaia.
Já no caso da terra, ficou claro sua sujeição ao homem. No caso da mulher diz que ela seria uma ajudadora idônea.

AJUDADORA IDÔNEA

Em português, ajudante é uma palavra que traz uma ideia de inferioridade, pois o ajudante de pedreiro é inferior ao pedreiro, não tem a mesma capacidade dele. É apenas um servente, um serviçal. Foi usada uma tradução bem fraca para se referir à mulher.
No Hebraico, essa expressão não tem essa conotação.
Essa expressão ajudadora é “ézer” no hebraico, que significa ajuda. Essa palavra aparece vinte e uma vezes no Antigo Testamento.
Dessas vinte e uma vezes, duas está se referindo à Eva e outra três vezes, refere-se à generais de exército, aquele que ajuda, que vem socorrer.
Outras dezesseis vezes que essa palavra aparece, todas elas se referem à Deus como sendo o “Ezer”, a ajuda do homem.

Exemplo: Deuteronômio 33:7 e 26, Salmos 33:20, Salmos 70:4, 111:9 a 11


E disse a respeito de Judá: "Ouve, ó Senhor, o grito de Judá; traze-o para o seu povo. Que as suas próprias mãos sejam suficientes, e que haja auxílio contra os seus adversários! ".


Salmos 33:20 Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.

“Ézer” é uma ajuda de socorro, que tem capacidade de socorrer, uma ajuda de cima, que vem do alto, de superioridade.
Por esse caminho, é mais fácil você defender a ideia de superioridade da mulher em relação ao homem do que ao contrário.
Mas, minha intenção não é dizer que um é superior ao outro e que agora tem que subjugar o outro, mas deixar claro que Deus fez tanto um como outro para viverem no mesmo patamar.
Para reforçar mais ainda a ideia que Deus não fez a mulher para ser subjugada pelo homem vamos ver a expressão “idônea”. 
Em português, não parece dizer muita coisa, mas em hebraico fica assim:

ÉZER KINEGDO – ajudar diante dele, defronte dele. Ou seja, traz em mente a ideia de oposição, de enfrentamento, o que torna essa expressão ainda mais interessante.
Então podemos concluir que Deus fez a mulher para ajudar o homem. Mas de que forma?
Opondo-se a ele. Confrontando o homem. Uma ajuda contra ele.



IDÔNEA

Não existe essa palavra no texto original. Foi um complemento que o tradutor colocou para dar um sentido na frase. Mas não existe. “Far-lhe-ei uma ajudadora”. Esse é o correto.
Tudo isso é muito complexo. Esse ideal divino é extremamente profundo. Poucas as pessoas que conseguem alcançar tamanha grandiosidade de Deus.
Mas é somente confrontando o homem é que ele está completo e isso é saudável.
Veja que os dois estão em pé de igualdade, embora a essência, tanto do homem quanto da mulher sejam totalmente diferentes, biologicamente e fisicamente.
Isso foi criado para ser uma coisa boa. Para isso, Ele deixou uma expressão em Hebraico entendido como “TOV MEOV” – muito bom.
Genesis 2:18 “não é bom que o homem esteja só” – usa-se a expressão LÔ TOV.
TOVÁ – é uma palavra chave no texto de Genesis, que significa “viu Deus que era Bom”.
Tudo que Deus fez Ele fala “TOVÁ”. Mas depois faz uma quebra daquilo que foi estabelecido. Foi colocada essa expressão para chamar a atenção que há uma criação que está incompleta.
Então o homem macho sem a sua parte feminina, é uma criação incompleta.
Somente depois que Deus criou a mulher, a criação ficou completa. O ápice da história se dá com criação da mulher.
No final do sexto dia, temos a repetição do refrão “viu Deus que era bom” – TOV MEOV.

OSSOS DOS MEUS OSSOS E CARNE DA MINHA CARNE

Gênesis 2:23

“Essa é ossos dos meus ossos, carne da minha carne, ela será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”.

Muitos se apegam a esse verso para defender a superioridade masculina, pelo fato dele ter dado nome a ela.
Mas no texto original, que não aparece em português, homem e mulher tem raiz comum.
Já no nosso vocabulário essas duas palavras são bem diferentes.
HOMEM   -   MULHER -  palavras bem diferentes, com raízes diferentes no nosso vocabulário.
Hebraico é “IYSH” e “ISHSHÁH”.  Observem que foi usado o mesmo radical, mesma expressão só que na forma masculina e feminina.
Eva passa a ser chamada de “ISHSHÁH” porque ela foi tomada do “IYSH”.
Dessa forma, podemos observar que Adão declara um pequeno poema, transmitindo uma identificação com aquilo que Deus criou. Ele se identificou com Eva.
Ele deu a entender que Eva era da mesma natureza dele. Ele estendeu seu nome para dar nome a ela. Foi uma extensão de nomes. Aqui, não tem conotação de dominar, mas traz uma ideia de discernimento, de continuidade.
A tradução em português mais leal, seria “VARÃO” e “VAROA”, pois tem o mesmo radical.
Quando você está dando nome a algo, é porque você o está discernindo. O próprio fato do homem dar nome aos animais, dentro do contexto da narrativa de Gênesis, é o ato do homem perceber, discernir, que todos os animais tinham pares e ele, encontrava-se sozinho.  
Até que Deus fez alguém igual a ele, da mesma espécie, da mesma natureza. Agora, estava sentindo-se completo. Farto. Abastado.
Outra peculiaridade nesse caso em que Adão deu nome à mulher, é que “ISH”, vem da raiz “ANAISH”, que tem uma conotação de fraqueza.
O Homem sozinho não é bom, ou seja, ele é fraco. Ele é dependente de outro, neste caso, da mulher.

OS DOIS EM UM

Gênesis 2:24 

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.

No original hebraico é assim: “Por isso, deixará homem o pai dele e a mãe dele e se agarrará na mulher dele e serão como carne uma”. Carne aparece com uma conotação de corpo.

AGARRAR é grudado, unido, no mesmo patamar. Agora a prioridade do homem, seria a sua mulher, pois estão pregados um no outro. Inseparáveis. Ela é a mais próxima, mais íntima, tudo e todos viriam após ela. Esse é o Princípio Maior de Deus, que ao se casar, a mulher torna-se a prioridade do homem.
O casal é a imagem de Deus quando há união entre eles, quando eles são um só.  


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