Agora vamos analisar a criação da mulher, que é descrita de
forma mais detalhada, mais rebuscada. É a passagem mais interessante da Bíblia
quando se fala da mulher, pois vai descrever exatamente o sentido que Deus deu
ao criá-la no Éden.
“Disse
mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora
que lhe seja idônea”.
O primeiro fato que vemos é que a mulher é criada depois do
homem e a partir dele, o que trouxe para a maioria das pessoas a ideia que,
portanto, a mulher está subordinada ao homem.
FOI CRIADA
DEPOIS E A PARTIR DE
Ocorre que o homem foi criado depois da terra e do pó da
terra, ou seja, a partir dela(terra)e com o material dela(terra)e nem por isso,
Deus disse que o homem ficaria sujeito à
terra. Do mesmo modo, a mulher foi criada depois dele e a partir dele, mas não
disse que um ficaria subordinado ao homem.
Muitos glorificam a terra como uma deusa, a Grande Deusa Mãe
– Gaia, com quadril grande e seios fartos. Daí vem a ideia de que o homem é
subjugado pela terra, já que a mulher é subjugada pelo homem. Isso foi introduzido pelos pensadores gregos
antes de Cristo e que voltou em cena em pleno século XX, a fim de que o mundo
venha a se unir para servir a Deusa Gaia.
Já no caso da terra, ficou claro sua sujeição ao homem. No caso da mulher diz que ela seria uma ajudadora idônea.
AJUDADORA
IDÔNEA
Em português, ajudante é uma palavra que traz uma ideia de
inferioridade, pois o ajudante de pedreiro é inferior ao pedreiro, não tem a
mesma capacidade dele. É apenas um servente, um serviçal. Foi usada uma
tradução bem fraca para se referir à mulher.
No Hebraico, essa expressão não tem essa conotação.
Essa expressão ajudadora é “ézer” no hebraico, que significa
ajuda. Essa palavra aparece vinte e uma vezes no Antigo Testamento.
Dessas vinte e uma vezes, duas está se referindo à Eva e
outra três vezes, refere-se à generais de exército, aquele que ajuda, que vem
socorrer.
Outras dezesseis vezes que essa palavra aparece, todas elas
se referem à Deus como sendo o “Ezer”, a ajuda do homem.
Exemplo: Deuteronômio 33:7 e 26, Salmos 33:20, Salmos 70:4,
111:9 a 11
E
disse a respeito de Judá: "Ouve, ó Senhor, o grito de Judá; traze-o para o
seu povo. Que as suas próprias mãos sejam suficientes, e que haja auxílio contra
os seus adversários! ".
“Ézer” é uma ajuda de socorro, que tem capacidade de
socorrer, uma ajuda de cima, que vem do alto, de superioridade.
Por esse caminho, é mais fácil você defender a ideia de
superioridade da mulher em relação ao homem do que ao contrário.
Mas, minha intenção não é dizer que um é superior ao outro e
que agora tem que subjugar o outro, mas deixar claro que Deus fez tanto um como
outro para viverem no mesmo patamar.
Para reforçar mais ainda a ideia que Deus não fez a mulher
para ser subjugada pelo homem vamos ver a expressão “idônea”.
Em português, não parece dizer muita coisa, mas em hebraico
fica assim:
ÉZER KINEGDO – ajudar diante dele, defronte dele. Ou seja,
traz em mente a ideia de oposição, de enfrentamento, o que torna essa expressão
ainda mais interessante.
Então podemos concluir que Deus fez a mulher para ajudar o
homem. Mas de que forma?
Opondo-se a ele. Confrontando o homem. Uma ajuda contra ele.
IDÔNEA
Não existe essa palavra no texto original. Foi um
complemento que o tradutor colocou para dar um sentido na frase. Mas não
existe. “Far-lhe-ei uma ajudadora”. Esse é o correto.
Tudo isso é muito complexo. Esse ideal divino é extremamente
profundo. Poucas as pessoas que conseguem alcançar tamanha grandiosidade de
Deus.
Mas é somente confrontando o homem é que ele está completo e
isso é saudável.
Veja que os dois estão em pé de igualdade, embora a
essência, tanto do homem quanto da mulher sejam totalmente diferentes,
biologicamente e fisicamente.
Isso foi criado para ser uma coisa boa. Para isso, Ele
deixou uma expressão em Hebraico entendido como “TOV MEOV” – muito bom.
Genesis 2:18 “não é bom que o homem esteja só” –
usa-se a expressão LÔ TOV.
TOVÁ – é uma palavra chave no texto de Genesis, que
significa “viu Deus que era Bom”.
Tudo que Deus fez Ele fala “TOVÁ”. Mas depois faz uma quebra
daquilo que foi estabelecido. Foi colocada essa expressão para chamar a atenção
que há uma criação que está incompleta.
Então o homem macho sem a sua parte feminina, é uma criação
incompleta.
Somente depois que Deus criou a mulher, a criação ficou
completa. O ápice da história se dá com criação da mulher.
No final do sexto dia, temos a repetição do refrão “viu
Deus que era bom” – TOV MEOV.
OSSOS DOS MEUS OSSOS E CARNE DA MINHA CARNE
Gênesis 2:23
“Essa é ossos dos meus ossos, carne da minha carne, ela será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”.
“Essa é ossos dos meus ossos, carne da minha carne, ela será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada”.
Muitos se apegam a esse verso
para defender a superioridade masculina, pelo fato dele ter dado nome a ela.
Mas no texto original, que não
aparece em português, homem e mulher tem raiz comum.
Já no nosso vocabulário essas
duas palavras são bem diferentes.
HOMEM -
MULHER - palavras bem diferentes,
com raízes diferentes no nosso vocabulário.
Hebraico é “IYSH” e “ISHSHÁH”. Observem que foi usado o mesmo radical, mesma
expressão só que na forma masculina e feminina.
Eva passa a ser chamada de “ISHSHÁH”
porque ela foi tomada do “IYSH”.
Dessa forma, podemos observar que
Adão declara um pequeno poema, transmitindo uma identificação com aquilo que
Deus criou. Ele se identificou com Eva.
Ele deu a entender que Eva era da
mesma natureza dele. Ele estendeu seu nome para dar nome a ela. Foi uma
extensão de nomes. Aqui, não tem conotação de dominar, mas traz uma ideia de
discernimento, de continuidade.
A tradução em português mais
leal, seria “VARÃO” e “VAROA”, pois tem o mesmo radical.
Quando você está dando nome a
algo, é porque você o está discernindo. O próprio fato do homem dar nome aos
animais, dentro do contexto da narrativa de Gênesis, é o ato do homem perceber,
discernir, que todos os animais tinham pares e ele, encontrava-se sozinho.
Até que Deus fez alguém igual a
ele, da mesma espécie, da mesma natureza. Agora, estava sentindo-se completo.
Farto. Abastado.
Outra peculiaridade nesse caso em
que Adão deu nome à mulher, é que “ISH”, vem da raiz “ANAISH”, que tem uma
conotação de fraqueza.
O Homem sozinho não é bom, ou
seja, ele é fraco. Ele é dependente de outro, neste caso, da mulher.
OS DOIS EM UM
Gênesis 2:24
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”.
No original hebraico é assim: “Por
isso, deixará homem o pai dele e a mãe dele e se agarrará na mulher dele
e serão como carne uma”. Carne aparece com uma conotação de corpo.
AGARRAR é grudado, unido, no
mesmo patamar. Agora a prioridade do homem, seria a sua mulher, pois estão
pregados um no outro. Inseparáveis. Ela é a mais próxima, mais íntima, tudo e
todos viriam após ela. Esse é o Princípio Maior de Deus, que ao se casar, a
mulher torna-se a prioridade do homem.
O casal é a imagem de Deus quando
há união entre eles, quando eles são um só.
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