Pular para o conteúdo principal

CAPÍTULO 4 CONSEQUÊNCIA DA QUEDA DO HOMEM


Agora a humanidade começa a se desviar do Plano Divino.
A queda do homem afeta o mundo todo, principalmente a mulher.

PRIMEIRAMENTE A MALDIÇÃO VEIO SOBRE A SERPENTE

Gênesis 3:15 Porei inimizade entre você(serpente) e a mulher(Eva), entre a sua descendência(o pecado) e o descendente dela(Jesus); este lhe ferirá a cabeça(da serpente), e você lhe ferirá o calcanhar(morte de Jesus na cruz)".

Sabemos que essa é a primeira profecia a respeito de Jesus.


MALDIÇÃO VEM SOBRE À MULHER 

Gênesis 3:16À mulher, ele declarou:"Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".

Sofrimento faz referência à dores. Dores na gravidez e no parto.
Sim, de fato isso aconteceu e até hoje a mulher ao dar à luz sofre com tais dores.
Por outro lado, o texto deixou claro que somente a mulher pode gerar e dar à luz filhos. Por mais que a ciência evolua, nunca que o homem terá a capacidade de gerar filhos. A partir de agora todo homem, raça humana, nasceria da mulher. Ela é a origem do homem. Situação foi invertida.
Ou seja, tudo se inverteu. Agora, o homem passa a existir a partir da mulher.
A dádiva da vida, passa para a mulher. Não que o homem pudesse gerar, mas toda natureza humana seria gerada pela mulher. Veja que isso acabou sendo uma benção para a mulher.
A maldição foi revertida em benção, um ponto positivo para a mulher.
Então nasce Caim e Abel.

“Seu desejo será para o seu marido e ele a dominará”.

Não se trata de uma ordenança, mas de uma maldição, ou uma profecia amaldiçoadora. E essa maldição, certamente, aconteceu.
A mulher foi tremendamente amaldiçoada em toda a sua história, atravessando todas as épocas, pois a responsabilidade do pecado foi atribuída a ela e não aos dois, embora, pela narrativa, tem-se a impressão que os dois estavam ao mesmo tempo e ocupavam o mesmo espaço.
Mas, sabemos, através das cartas paulinas, que não foi imputada a Eva toda essa responsabilidade.

Romanos 5:12 “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

Temos que entender que toda maldição chegou ao fim quando Jesus foi à Cruz. Ele se entregou e levou sobre seus ombros toda maldição que havia sobre o mundo, sobre o homem e sobre a mulher.

Gálatas 3:13 “Cristo nos redimiu da maldição da Lei, quando se tornou maldição em nosso lugar. Como está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”.

SEU DESEJO SERÁ PARA TEU MARIDO
Agora a mulher passa a não ter autonomia sobre seus desejos. Todos eles serão voltados para a satisfação do marido. 

E ELE TE DOMINARÁ
Reinará sobre a mulher, governará.

A MALDIÇÃO DO DOMÍNIO DE UM SER SOBRE OUTRO SER

Primeiro temos que entender o que é DOMINAÇÃO.

“Ter o poder de algo com o uso da força ou violência, restringir a liberdade, as atitudes e controlar, até mesmo os pensamentos do subjugado. Colocar um peso sobre os ombros da pessoa, um jugo, canga. Ato de dominar algo ou alguém; posse”.  

Importante entendermos, que Deus nunca desejou que homem algum dominasse sobre a terra.  Deus abomina qualquer tipo de controle humano.

PRIMEIRO DOMINADOR – NINRODE  

Gênesis 10:8-10 “Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra.
Ele foi o mais valente dos caçadores, e por isso se diz: "Valente como Ninrode".
No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.

Ninrode foi um Rei, pois a Bíblia diz que ele tinha um Reino que era Babel.
Ele foi o autor da Torre de Babel. Subjugou os homens e os animais.
A figura da escravidão teve início com Ninrode.
Em Gênesis 11:2 traz a informação que a torre de babel foi erguida em Sinear. 
Qual o objetivo da Torre de Babel? Alcançar os céus. Na verdade, eles queriam construir um observatório para estudar astrologia, ou talvez adorar o deus Sol, deus Lua ou alguma estrela.
São muitas especulações a esse respeito. Mas o principal motivo era que Ninrode queria dominar o mundo, como já estava fazendo e queria se tornar cada vez mais poderoso na terra.
Deus abominou tanto isso, que acabou destruindo a Torre de Babel.
Depois, vieram outros dominadores: Faraós do Egito, Imperadores Romanos, Alexandre, o Grande, Napoleão Bonaparte, Hitler e outros. Mas, nenhum subsistiu e nem vai subsistir, nem o Anticristo quando estabelecer seu reino na Terra. Também será destruído.
Deus nunca desejou a escravidão humana, quer seja de homens ou de mulheres. Deus os criou livres no Paraíso.
A escravidão é uma abominação ao Senhor, uma maldição. Algo fora do padrão de Deus.
Por ocasião do cativeiro de Israel, Deus havia advertido seu povo que caso continuassem na desobediência, seriam escravizados, iriam para o cativeiro, como de fato aconteceu.

Exemplo, em Isaias 19 temos profecias contra o Egito que diz assim:

“Então eu entregarei os egípicos nas mãos de um senhor cruel, e um rei feroz dominará sobre eles”.

Ou seja, serão escravizados, dominados, sem vontade própria.
Juízes 9:22“Havendo, pois, Abimeleque dominado três anos sobre Israel,” 

O Único que pode e tem o direito de dominar sobre uma pessoa é o Senhor.
Salmos 22:28“Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações”. 

Salmos 103:19 "O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo". 

Apocalipse 6:10“E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” 

Colossenses 3:15“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”. 

Provérbios 28:15“Como leão rugidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre”.

Levítico 26:13 “Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos”. 

Mais adiante, falaremos sobre a dominação ou escravidão que permeava todo Novo Testamento.

DOR DE PARTO = DOMINAÇÃO
Apenas para lembrar, que a dor de parto é algo temporário. Com o nascimento do filho, a mãe nem se lembra mais da dor que passou ao ver um filho forte e saudável.
Creio que Deus quis deixar claro que essa sujeição que a mulher sofreria seria algo temporário, que duraria até o nascimento do Filho de Deus.

DOMINAÇÃO + ESCRAVIDÃO
A dominação e a escravidão estão longe do ideal divino, fora do padrão de Deus.
A dominação do homem sobre a mulher não é algo natural e nem é o ideal divino, mas é uma maldição que veio com a entrada do mal no mundo.
No ideal de Deus, homem e mulher ocupam a mesma condição, foram criados em pé de igualdade.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAPÍTULO 12 - O USO DO VÉU PARA AS MULHERES

Vamos analisar esse texto em duas partes: PRIMEIRA PARTE – V.1 - 10 1 Coríntios 11:1-16 (com grifo nosso) 1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 2 Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês. 3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus. 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; 5 e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. 6 Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso(ou desonroso, no original grego “indecente”) para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. 7 O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. 8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; ...

CAPÍTULO 3. AJUDADORA IDÔNEA

Agora vamos analisar a criação da mulher, que é descrita de forma mais detalhada, mais rebuscada. É a passagem mais interessante da Bíblia quando se fala da mulher, pois vai descrever exatamente o sentido que Deus deu ao criá-la no Éden. Gênesis 2:18   “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”. O primeiro fato que vemos é que a mulher é criada depois do homem e a partir dele, o que trouxe para a maioria das pessoas a ideia que, portanto, a mulher está subordinada ao homem. FOI CRIADA DEPOIS E A PARTIR DE Ocorre que o homem foi criado depois da terra e do pó da terra, ou seja, a partir dela(terra)e com o material dela(terra)e nem por isso, Deus   disse que o homem ficaria sujeito à terra. Do mesmo modo, a mulher foi criada depois dele e a partir dele, mas não disse que um ficaria subordinado ao homem. Muitos glorificam a terra como uma deusa, a Grande Deusa Mãe – Gaia, com qua...

CAPÍTULO 7 INFLUÊNCIA GREGA NOS DIAS DE JESUS

Por volta do ano 330 a.C, a Grécia dominou o mundo através do Imperador Alexandre, o Grande. Sua cultura foi tremendamente absorvida pelos judeus que tinham vindo do cativeiro. Então vamos analisar alguns aspectos da cultura grega referente ao nosso assunto. Os gregos era um povo voltado para os prazeres. Isso envolvia tanto homens como mulheres. A frase de um filósofo ateniense anônimo resumiu assim a relação humana na Grécia do século 5 a.C.: “Nós temos cortesãs para nos dar prazer, concubinas para prover nossas necessidades diárias e esposas para nos dar filhos legítimos e serem guardiãs fiéis dos nossos lares.”  Os gregos eram tão a favor de sexo que, nos tempos mais antigos, o celibato era proibido. O CASAMENTO NA GRÉCIA Uma reportagem da revista interessante publicada em 20 de abril de 2017 nos revelou o seguinte sobre o casamento: “A união na Atenas do século 5 a.C. era regulamentada por um contrato, que ficava depositado nas mãos de u...