Pular para o conteúdo principal

CAPÍTULO 10 CARTA DE PAULO À FILEMON


Paulo, denominado apóstolo de Jesus, converteu-se no mesmo ano em que havia consentido com a morte de Estevão.
Fez três viagens missionárias e uma quarta a Roma, onde ficou preso em regime domiciliar numa casa alugada.
Ali gozava de certa liberdade, esperando pelo julgamento perante o Imperador Romano.
Fez sua defesa, saiu livre, mas alguns anos depois sofreu o martírio, por volta do ano 67.

PRESO EM JERUSALÉM

Inicialmente Paulo foi preso em Jerusalém, depois de quase trinta anos que havia se convertido.
O tumulto foi tanto, que Paulo quase foi açoitado e torturado.

TUMULTO NA CIDADE

Aí ele faz valer o direito dele, Atos22.
Disse que era cidadão romano, por nascimento, nascido em Tarso, na Silícia; que não poderia ser açoitado, que não era e nunca tinha sido escravo.
Foi tanta confusão lá em Jerusalém que a fim de ser preservado do ódio dos judeus, teve que ficar preso na Fortaleza de Antônia e mesmo lá dentro, tentaram matá-lo.
Foi descoberta a tempo uma conspiração contra Paulo.

CIDADANIA ROMANA

 Havia 3 formas de se obter a cidadania romana:
·         Como prêmio por algum serviço prestado em Roma.
·         Comprá-la por alto preço ou
·         Nascer numa família de cidadãos romanos, como foi no caso de Paulo.

PAULO ERA NOBRE

Paulo não era uma pessoa qualquer, era de família nobre, de cidadãos romanos.
Não era iletrado e nem um pescador galileu. Mas era culto para sua época, criado aos pés de Gamaliel.
Naquela época, ser cidadão romano era um privilégio.

JUDEUS QUERIAM MATAR PAULO EM JERUSALÉM

Cerca de quarenta homens estavam orando e jejuando a fim de Deus ajuda-los nessa missão.

PAULO É TRANSFERIDO PARA CESARÉIA 

Cesaréia é a cidade da Profecia de Ágabo. Paulo teve que sair de Jerusalém escoltado por 200 soldados, 70 cavaleiros e 200 lanceiros.  Total de 470 homens. Tudo isso por medo dos judeus atacarem no momento da transferência.

PAULO RUMO À CESARÉIA

Ao chegar, é interrogado por Félix que não encontrou nenhum motivo para permanecer preso, mas deixou-o como prisioneiro por dois anos.
Festo também interrogou Paulo, herdou “esse problema” de seu antecessor, que não resolveu nada no caso de Paulo. Não achou nada e queria soltá-lo. Mas Paulo não queria ser solto, senão seria homem morto.

PAULO APELA PARA CÉSAR

Festo queria que ele fosse para Jerusalém. Paulo se recusou e apela para César. Festo concorda “Tu apelaste para César, para César tu irás”.  O Imperador na época era Nero que governou de 54 a 68 d.C.  Foi sucessor de Cláudio.

BOA SOLUÇÃO PARA O CASO

Essa foi a melhor solução encontrada por Festo.

VIAGEM PARA ROMA

A viagem durou cerca de um ano, pois o navio chegou a naufragar e tiveram que ficar um tempo numa Ilha.
Paulo chega em Roma e permanece preso aguardando o julgamento, sob prisão domiciliar.

QUEM APARECE EM ROMA

Onésimo, o escravo de Filemom que havia fugido de Colossos. Ali havia uma Igreja que funcionava na propriedade de Filemon. Ele e sua mulher, Ápia eram os líderes da Igreja.
Viajou uns dois mil km para chegar em Roma. Achava que lá estaria livre. Não seria mais escravo. Parece que havia roubado algo do seu senhor.

PAULO RECUSA ONÉSIMO

Paulo manda Onésimo voltar para seu Senhor.
Ele havia escutado tanto falar de liberdade, que Cristo veio para libertar os oprimidos, os mais fracos, os miseráveis. Tirar o jugo. Fardo de Jesus era suave.
Ele entendeu tudo ao pé da letra. Mas Jesus e nem Paulo não queriam mudar nada socialmente.
Era para permanecer tudo como estava. Caso contrário, todo o evangelho viria se perder.
Seria um caos total. As pessoas já sentiam ódio e raiva de Paulo, diziam que ele era que estava tumultuando as coisas. Paulo tinha fama de subversivo e revolucionário.

CONSIDERAÇÕES DA CARTA

V1. Paulo, prisioneiro de Cristo, saúde Filemon e a irmã Ápia.
v.9. Eu Paulo, já velho(uns 60 anos). Agora prisioneiro de Cristo, apelo em favor de meu filho ONÉSIMO, que gerei enquanto estava preso. Mesmo preso, o evangelho continuou sendo propagado.
v.15 Fique com ele de volta – devolve o escravo para seu Senhor. Filemon era rico e deveria ter mais escravos, talvez não fizesse falta. Mas era um bem de Filemon. Era de sua propriedade, não poderia ficar com ele, nem o manter como fugitivo.

ONÉSIMO SIGNIFICA ÚTIL
v.16 Antes ele era inútil, agora é útil. Elogia Onésimo, o chama de irmão amado e não mais como escravo.

CONCLUSÃO
Temos que entender que Paulo, mesmo não sendo a favor da escravidão, obrigou o escravo a continuar sendo escravo. Nada podia mudar, mesmo ele agora se convertendo e seu senhor sendo cristão. Não podia se valer do fato de serem os dois cristãos, quererem mudar o que estava estipulado socialmente.
Jesus nunca quis mudar nada de fora. Era para permanecer tudo como estava, sem qualquer mudança nessa esfera.

A TRANSFORMAÇÃO DO SENHOR TEM QUE SER DE DENTRO PARA FORA E NÃO DE FORA PARA DENTRO.      


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAPÍTULO 12 - O USO DO VÉU PARA AS MULHERES

Vamos analisar esse texto em duas partes: PRIMEIRA PARTE – V.1 - 10 1 Coríntios 11:1-16 (com grifo nosso) 1 Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 2 Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês. 3 Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus. 4 Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça; 5 e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada. 6 Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso(ou desonroso, no original grego “indecente”) para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. 7 O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem. 8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; ...

CAPÍTULO 3. AJUDADORA IDÔNEA

Agora vamos analisar a criação da mulher, que é descrita de forma mais detalhada, mais rebuscada. É a passagem mais interessante da Bíblia quando se fala da mulher, pois vai descrever exatamente o sentido que Deus deu ao criá-la no Éden. Gênesis 2:18   “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”. O primeiro fato que vemos é que a mulher é criada depois do homem e a partir dele, o que trouxe para a maioria das pessoas a ideia que, portanto, a mulher está subordinada ao homem. FOI CRIADA DEPOIS E A PARTIR DE Ocorre que o homem foi criado depois da terra e do pó da terra, ou seja, a partir dela(terra)e com o material dela(terra)e nem por isso, Deus   disse que o homem ficaria sujeito à terra. Do mesmo modo, a mulher foi criada depois dele e a partir dele, mas não disse que um ficaria subordinado ao homem. Muitos glorificam a terra como uma deusa, a Grande Deusa Mãe – Gaia, com qua...

CAPÍTULO 7 INFLUÊNCIA GREGA NOS DIAS DE JESUS

Por volta do ano 330 a.C, a Grécia dominou o mundo através do Imperador Alexandre, o Grande. Sua cultura foi tremendamente absorvida pelos judeus que tinham vindo do cativeiro. Então vamos analisar alguns aspectos da cultura grega referente ao nosso assunto. Os gregos era um povo voltado para os prazeres. Isso envolvia tanto homens como mulheres. A frase de um filósofo ateniense anônimo resumiu assim a relação humana na Grécia do século 5 a.C.: “Nós temos cortesãs para nos dar prazer, concubinas para prover nossas necessidades diárias e esposas para nos dar filhos legítimos e serem guardiãs fiéis dos nossos lares.”  Os gregos eram tão a favor de sexo que, nos tempos mais antigos, o celibato era proibido. O CASAMENTO NA GRÉCIA Uma reportagem da revista interessante publicada em 20 de abril de 2017 nos revelou o seguinte sobre o casamento: “A união na Atenas do século 5 a.C. era regulamentada por um contrato, que ficava depositado nas mãos de u...